A rosácea é uma dismotilidade vascular, na qual o vaso se dilata e não contrai por estímulos diversos, sejam eles: atividades, frio ou alimentos condimentados. É importante destacar que, devido à sensibilidade (causada pela rosácea) da pele existem tratamentos e procedimentos dermatológicos e estéticos que não podem ser realizados, como peelings, físicos ou químicos, e uso de substâncias abrangentes.
A causa exata da ocorrência de rosácea ainda é desconhecida, mas sabe-se que pode estar relacionada à predisposição individual, evidenciando uma possível base genética.
Além disso fatores psicológicos, como o estresse, podem influenciar no surgimento da doença.
Outro aspecto importante é que existem agentes agravantes ou desencadeantes:
-Bebidas alcóolicas; -Exposição solar; -Vento; -Frio; -Ingestão de alimentos quentes.
Tratamento
A rosácea pode ser tratada e controlada, mas isso depende da fase clínica em que o paciente está. O tratamento pode envolver:
– Sabonetes adequados; – Protetor solar adequado à pele do paciente e com proteção – contra UVA e UVB correta; – Uso de antimicrobianos tópicos (metronidazol) e antiparasitários (ivermectina). – Uso de derivados de tetraciclina (doxiciclina e outros) orais; – Isotretinoína oral em dose baixa; – Laser ou a luz pulsada; – Radiofrequência; – Dermoabrasão; – Cirurgia.