Micose é uma infecção causada por fungos e atinge pele, unhas e cabelos. Os fungos se alimentam da queratina presente nessas partes do nosso corpo e, quando encontram condições como umidade, calor ou imunidade baixa, por exemplo, eles se proliferam, o que pode causar doenças.
São contagiosas e, por isso, podem ser transmitidas de uma pessoa para outra por meio de ambientes com umidade excessiva como, por exemplo, vestiários e boxes de banheiro. Além disso, outras situações que podem favorecer o surgimento de micose, como andar descalço em lugares úmidos, má circulação sanguínea e lesões ou infecções nas unhas.
Os sintomas da micose incluem manchas brancas ou vermelhas que causam coceiras e descamação na pele. Afetam, normalmente, dobras como, por exemplo, axilas, virilhas, vãos dos dedos das mãos e dos pés (como frieiras). No entanto, podem surgir em qualquer parte do corpo.
É fundamental procurar ajuda médica caso note alteração de cor ou textura da pele, principalmente nos pés, couro cabeludo e pescoço. Na maioria das vezes, a micose é diagnosticada por sua aparência e pela evolução dos sintomas. Conforme o tipo da doença, podem ser necessárias outras formas de avaliação.
Existem formas de prevenir o surgimento da micose, como:
Ter bons cuidados com a higiene;
Manter o corpo sempre limpo e seco;
Evitar andar descalço em ambientes úmidos ou públicos;
Usar, preferencialmente, roupas de algodão para que a pele possa respirar.
As micoses são tratadas com medicamentos antifúngicos, cujo tipo depende do local em que está a infecção e quão grave ela é. A duração é variável, pode ser longa ou curta, mas não deve ser interrompida mesmo que os sintomas desapareçam, pois, os fungos das camadas mais profundas podem resistir.
As infecções mais superficiais podem ser tratadas com creme antifúngico, por exemplo; já as mais graves, como as das unhas, podem necessitar de comprimidos orais. Sempre de acordo com a recomendação médica.