A dermatite atópica é uma doença de pele crônica, que apresenta lesões avermelhadas acompanhadas de coceira e descamação e está associada com asma e rinite alérgica. Normalmente aparece muito cedo, nos primeiros meses de vida. A criança atópica é geralmente bastante agitada.
A Dermatite Atópica caracteriza-se por pele seca e muito sensível, e nos bebês afeta mais o rosto, pescoço e as dobras dos braços e pernas, enquanto, nas crianças maiores, afeta o tronco, cotovelos e pernas.
Existem diversos fatores capazes de desencadear ou agravar o quadro:
-Banho quente; -Tempo seco; -Mudanças climáticas; -Alergia a pólen, mofo, ácaro ou a animais; -Roupas de lã e de tecido sintético; -Infecções; -Contato com materiais ásperos; -Transpiração; -Estresse emocional.
Tratamento
A indicação de tratamento depende de uma análise do quadro para avaliar a gravidade do caso. A fim de controlar a coceira, reduzir a inflamação e promover a hidratação da pele para prevenção das recorrências, podem ser indicados os seguintes cuidados:
-Hidratação constante da pele; -Medicamentos tópicos; -Há casos em que é necessário o uso de medicações orais; -Em alguns quadros, tratamento com fototerapia pode ser indicado